quinta-feira, 30 de junho de 2011

Frações equivalentes

Pense na seguinte situação:
Qual é melhor (do ponto de vista da "gula"): dividir uma pizza em quatro pedaços e comeu um, ou dividi-la em oito pedaços e comer dois?


Como podemos ver, dá na mesma!!! Matematicamente,  dizemos que as frações 1/4 ( da pizza à esquerda) e 2/8 ( da pizza à direita) são equivalentes. Observe que se multiplicarmos por 2, o numerador (1) e o denominador (4) da fração 1/4, temos exatamente 2 e 8, ou seja, a fração 2/8. o mesmo acontece se dividissemos a pizza em 12 e comermos 3. multiplicando o numerado e o denominador de 1/4 por 3, temos 3e 12, isto é, 3/12 também é equivalente a 1/4. de maneira geral, dizemos que:



Por exemplo:
Se A = 3/4 e B = 21/28, podemos concluir que A e B são equivalentes, uma vez que se tomermos x = 7, temos 3 x 7 = 21 e 4 x 7 = 28.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Divisão

A divisão é a operação mais difícil para a maioria dos alunos. Na verdade, eles ficam muito confusos, não sabem onde devem multiplicar, subtrair, enfim...
Confusão esta não muito bem justificada, a meu ver, já que o método tradicional consiste em repetir várias vezes um pequeno processo: multiplicar e subtrair.
Porém estou aqui para propor um novo método...
Imagine a seguinte situação: você tem 87 balas e quer dividir entre seus sete colegas. Mas você não tem um papel, nem uma calculadora, para fazer a conta. Como você deve fazer?
É muito simples: você pode dar uma quantidade igual a cada um de seus amigos. Se
todos ganharem, ótimo. Você então verifica se pode dar mais alguma para cada um e se
pode repete o processo anterior. Se não, cada um fica com o que já ganhou... Porém se nem todos ganharem, significa que você deve dar menos para cada um... Por exemplo: se você der 10 balas para cada um, como são sete colegas, você ira distribuir então 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 7x10 = 70 balas... ou seja, você ainda tem 87 - 70 = 17 balas, e pode dar pelo menos mais duas a cada um de seus amigos. Fazendo isso, você distribui 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 2x7 = 14 balas. Assim, sobrarão 17 - 14 = 3 balas, não sendo mais possível fazer a distribuição. Portanto, cada um de seus amigos recebeu 10+2=12 balas. No final, sobraram três balas. Assim, concluímos que
87 dividido 7 é 12 com resto 3.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Humor e Matemática

Humor e Matemática

UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45
8R1NC4ND0 N4
4R314.

3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35,
P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310
UM4
0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3
35PUM4.

4CH31 QU3, D3P015 D3
74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0
CH0R0,
M45 C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3
C0M3C4R4M 4
C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.
C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40:

G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415
C3D0 0U
M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70
73MP0
P4R4 C0N57RU1R.

M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M
P4R4
53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!!

S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0.

0 R3570 3 F3170 D3 4R314
--
Eurico Saraiva 

Texto retirado de: http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/activmat/humormat/index.htm, em  07/06/2011, às 14:54.